Eduardo Zenker

O vídeo de estréia do nosso canal é a entrevista na íntegra de Eduardo Zenker para o projeto FreeRange doc.
1/7/2020 Depoimentos; Vinhateiros

Não poderíamos estrear nosso canal de outra maneira, pois embora pouca gente saiba, o documentário FreeRange doc. teve início apenas por conta desse depoimento de Eduardo Zenker.

Iniciamos as filmagens em 2017, quando o vinhateiro Eduardo Zenker foi denunciado pelo próprio setor por “fazer vinhos ilegalmente”. Eu já trabalhava no setor de vinhos naturais desde 2006, e acompanhei boa parte da história desses vinhateiros desde o começo de seus projetos – portanto, o movimento de vinhos e vinificação natural no Brasil é para mim, tema dos mais pessoais.

A movimentação foi grande em torno do assunto, e essa denúncia foi o estopim para ações focadas em mudanças de legislação, uma maior união entre os vinhateiros e larga exposição da problemática legislativa|sanitária ao público. Atualmente a lei do vinho artesanal e a própria lei do vinho no Brasil estão sendo analisadas por um grupo de representantes do setor e advogados, junto ao Ministério, para adequação legislativa aos pequenos e artesanais.

Grande parte dos vinhos artesanais e naturais no Brasil ainda são ‘ilegais’, assim como a maioria dos produtos alimentícios artesanais de pequena produção, provenientes de feitios tradicionais. Nossa legislação é antiquada e não facilita a vida do pequeno produtor, muito menos do produtor familiar e orgânico. Leis sanitárias incoerentes e uma taxação fiscal bastante inviável engrossam o caldo.

Eu e Fábio nos conhecemos, coincidentemente, no ano da denúncia, 2017, e surgiu a vontade de filmar Eduardo Zenker para divulgar o caso. Descemos de carro de São Paulo até o Rio Grande do Sul, com os equipamentos e alguns outros amigos, como sempre fazemos nas  ‘caravanas’ às regiões produtoras. Chegando em Garibaldi, logo no primeiro dia filmamos praticamente duas horas de entrevista – ainda no antigo porão de Zenker, hoje, desativado.

Decidimos, uma vez que já estávamos por lá, filmar outros vinhateiros para tecer um panorama mais amplo do assunto. Quando nos demos conta, estávamos filmando todos os vinhateiros que trabalham com vinificação natural no país, além dos produtores orgânicos e familiares que continuam lutando para preservar suas tradições, sementes e feitios. O que era um vídeo|depoimento para uma ação específica se tornou um projeto de longa metragem, abordando todo o universo da produção agrícola e dos vinhos naturais no país. E o que era apenas um panorama do vinho natural no Brasil se tornou, pouco a pouco, depoimento por depoimento, um longa sobre raízes, sobre o agronegócio, sobre os saberes tradicionais, sobre nossos solos e nosso modo de encarar a vida.

São três anos de trabalho, muitas horas de filmagem e muitos quilômetros de estrada.

O material que temos é tão extenso e tão rico, que chegamos à conclusão de que não caberia apenas em um longa. São centenas de horas de depoimentos preciosos das principais figuras do movimento do vinho natural e da agricultura responsável no Brasil.

Por essa razão, em paralelo à edição do documentário – que ainda está em andamento – na plataforma de vídeos|depoimentos mensais, o ‘assita’, disponibilizaremos, mês a mês, os depoimentos na íntegra, individualmente. Dessa forma todos podem ver o que vimos e escutar o que escutamos da boca de cada personagem: sem edições, sem cortes, com toda a riqueza e a crueza de detalhes inerentes à história de cada um deles.

Em breve!

Mais Vídeos

10/9/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Luís Henrique Zanini | Era dos Ventos Vinhateiro de ‘espírito vínico inquieto’, como ele mesmo se define, Zanini trabalha no setor faz 20 anos, muitos deles militando pela causa do produto artesanal e do vinho de pequeno produtor.
9/8/2020 #freerangedoc; Depoimentos; Vinhateiros
Acir Boroto | Famiglia Boroto Vinhateiro de Garibaldi, Rio Grande do Sul, Boroto elabora vinhos naturais e cultiva vinhedos orgânicos desde 1986.
10/7/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Lizete Vicari | José Augusto Fasolo Ela, ceramista que se tornou vinhateira. Ele, enólogo que trabalhou durante anos na indústria. Lizete Vicari e José Augusto Fasolo iniciaram o projeto da Domínio Vicari em 2008. 
11/1/2020
Gaia: uma ode ao planeta Terra. Gaia é o primeiro curta de uma série de vídeos livres. Livres pois não se apegam à forma, conteúdo ou linguagem específicas, dando margem para que possamos abordar sob diferentes perspectivas temas que julgamos relevantes.