Gaia: uma ode ao planeta Terra.

Gaia é o primeiro curta de uma série de vídeos livres. Livres pois não se apegam à forma, conteúdo ou linguagem específicas, dando margem para que possamos abordar sob diferentes perspectivas temas que julgamos relevantes.  
11/1/2020

Esse curta foi concebido na tentativa de contar a história de nosso planeta, respeitando o  princípio formal de uma composição poética do gênero lírico – dividindo-se em três estrofes simétricas. A primeira parte é dedicada à formação mineral do planeta, com processos geológicos que permitiram sua formação estrutural, sua atmosfera e seus oceanos. Na segunda, já em um mundo com água no estado líquido abundante, temos então as condiçōes ideais para o surgimento da vida, precedendo a terceira parte, onde a vida se alastra pelo planeta, na terra, água e ar, evoluindo até os primórdios da humanidade.

O desafio aqui foi tentar construir uma parábola de 4,5 bilhões de anos em 10 minutos, unicamente com imagens de própria autoria de Fábio em suas vivências pelo mundo. Este curta reitera o nosso reconhecimento da importância de uma remitologização da natureza pelo homem pós-moderno; recorremos à grécia antiga, tomando como fonte de inspiração um de seus maiores mitos. Gaia, a mãe terra, o elemento primordial e latente de sua imensa potencialidade geradora, fez surgir Urano (o céu), Ponto (o mar) e as óreas (as montanhas).

Sob a luz de sua inspiração, Gaia deixa-nos aqui uma lição de humildade: é desse grande organismo que fazemos parte e devemos nossa existência. O planeta prosseguirá, independente de nós, por mais pelo menos 2 bilhões de anos, quando nosso sol, em seu processo natural de perda de massa, não conseguirá mais gerar força gravitacional suficiente para conter sua atmosfera, expandindo e engolfando nosso tão estimado lar; um fenômeno observável em qualquer estrela como a nossa.

Entretanto, se sobrevivermos a nós mesmos em nossa pequenina escala de existência, poderemos compartilhar por um bom tempo do milagre da vida que esse planeta tão peculiar permitiu existir.

Mais Vídeos

10/9/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Luís Henrique Zanini | Era dos Ventos Vinhateiro de ‘espírito vínico inquieto’, como ele mesmo se define, Zanini trabalha no setor faz 20 anos, muitos deles militando pela causa do produto artesanal e do vinho de pequeno produtor.
9/8/2020 #freerangedoc; Depoimentos; Vinhateiros
Acir Boroto | Famiglia Boroto Vinhateiro de Garibaldi, Rio Grande do Sul, Boroto elabora vinhos naturais e cultiva vinhedos orgânicos desde 1986.
10/7/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Lizete Vicari | José Augusto Fasolo Ela, ceramista que se tornou vinhateira. Ele, enólogo que trabalhou durante anos na indústria. Lizete Vicari e José Augusto Fasolo iniciaram o projeto da Domínio Vicari em 2008. 
1/7/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Eduardo Zenker O vídeo de estréia do nosso canal é a entrevista na íntegra de Eduardo Zenker para o projeto FreeRange doc.