Lizete Vicari | José Augusto Fasolo

Ela, ceramista que se tornou vinhateira. Ele, enólogo que trabalhou durante anos na indústria. Lizete Vicari e José Augusto Fasolo iniciaram o projeto da Domínio Vicari em 2008. 
10/7/2020 Depoimentos; Vinhateiros

Mãe e filho. Ela, ceramista que se tornou vinhateira. Ele, enólogo que trabalhou durante anos na grande indústria vitivinícola do Rio Grande do Sul.

Lizete Vicari e José Augusto Fasolo iniciaram o projeto da Domínio Vicari em 2008.  As uvas eram cultivadas pelo primo, Antônio Faccin, que a partir de 2016 também começou a vinificar de maneira natural os próprios rótulos na Faccin Vinhos, com seu filho.

Lizete vinifica desde sempre de maneira natural, sem adição de SO2, mesmo antes de saber que estava dentro de um movimento muito maior que vinha já se desenhando desde a década de oitenta, o movimento de vinhos naturais.

Eles começaram as vinificações na praia do Rosa, Santa Catarina, onde Lizete morava.  Levavam as uvas para lá de caminhão refrigerado, durante a noite, para serem vinificadas na sua garagem. Eu mesma tive oportunidade de acompanhar duas dessas safras com eles por lá, nas primeiras Caravanas que fizemos para garimpar vinhateiros pelo Sul do país. O Merlot e o Riesling Itálico fizeram a fama da dupla na época, em especial das safras 2009.

Anos mais tarde, Lizete – que é gaúcha – se mudou para Monte Belo do Sul, RS, para cultivar seus próprios vinhedos, dando continuidade ao projeto e à vinificação natural sem SO2. É lá que a Domínio Vicari está sediada até hoje, e é de lá que inúmeros “pupilos”  do projeto nascem. Lizete é responsável pelo incentivo e pelo surgimento de muitos dos vinhateiros do movimento.

Lizete e Gugu  também vinificaram juntos em Portugal, em uma adega própria que será o segundo ponto de vinificação do projeto. Como as estações mudam e também muda a época de colheita nos dois países ( um é no primeiro semestre, o outro no segundo )  eles farão as safras intercaladas entre um continente e outro. Muitos vinhateiros brasileiros fazem o mesmo percurso, vinificando aqui no Brasil e na Europa – além da troca de experiências com outros produtores de além mar, facilidades de compra de uva, maquinário, incentivos e leis sanitárias mais coerentes fazem com que vinificar fora do país seja bastante atrativo.

Esse depoimento foi filmado em 2018, no segundo ano de filmagens do FreeRange doc. É um dos depoimentos mais impactantes – e didáticos – sobre o uso de aditivos na indústria do vinho. Gugu tem um discurso claro e incisivo, próprio de um enólogo que trabalhou durante muitos anos no “lado de lá” e sabe com detalhes os processos envolvidos na elaboração de um vinho industrial.

Esse e outros depoimentos fazem parte do documentário que será lançado em breve e já está em fase de finalização, mas o material é tão extenso e tão rico, que chegamos à conclusão de que não caberia apenas em um longa. São centenas de horas de depoimentos preciosos das principais figuras do movimento do vinho natural e da agricultura responsável no Brasil.

Por essa razão, em paralelo à edição do documentário, aqui na plataforma de vídeos|depoimentos mensais,  o ‘assita’, disponibilizaremos, mês a mês ,os depoimentos na íntegra, individualmente. Dessa forma todos podem ver o que vimos e escutar o que escutamos da boca de cada personagem: sem edições, sem cortes, com toda a riqueza e a crueza de detalhes inerentes à história de cada um deles.

Um pouco da história de como começamos esse projeto vocês podem ler no descritivo do vídeo anterior, no depoimento de Eduardo Zenker.

Mais Vídeos

10/9/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Luís Henrique Zanini | Era dos Ventos Vinhateiro de ‘espírito vínico inquieto’, como ele mesmo se define, Zanini trabalha no setor faz 20 anos, muitos deles militando pela causa do produto artesanal e do vinho de pequeno produtor.
9/8/2020 #freerangedoc; Depoimentos; Vinhateiros
Acir Boroto | Famiglia Boroto Vinhateiro de Garibaldi, Rio Grande do Sul, Boroto elabora vinhos naturais e cultiva vinhedos orgânicos desde 1986.
1/7/2020 Depoimentos; Vinhateiros
Eduardo Zenker O vídeo de estréia do nosso canal é a entrevista na íntegra de Eduardo Zenker para o projeto FreeRange doc.
11/1/2020
Gaia: uma ode ao planeta Terra. Gaia é o primeiro curta de uma série de vídeos livres. Livres pois não se apegam à forma, conteúdo ou linguagem específicas, dando margem para que possamos abordar sob diferentes perspectivas temas que julgamos relevantes.